“deixando de ser analfabeta outra vez”

Na revista da Cultura deste mês, a cantora (e agora autora) Fernanda Takai, uma de nossas japas, fala sobre a descoberta do aprender japonês. E da alegria de deixar de ser analfabeta outra vez.

No artigo, que você lê completo aqui, Fernanda fala sobre seu estado de encantamento depois de aprender um pouco da língua de seus antepassados: “Voltei a Tóquio pela terceira vez este ano e, depois de um ano de estudo de japonês, experimento a mágica que é deixar de ser analfabeta. Parece que uma nova dimensão se abre. O filme, que antes não tinha nem legendas, agora se desenrola com som espetacularmente bom. Estou apenas no início de um longo aprendizado, mas começo a me lembrar do encantamento que sentimos ao aprender a ler e escrever em nosso próprio idioma.”

Dá uma vontade ainda maior de criar coragem e aprender… um dia desses contarei aqui que decidi enfrentar os meus medos e me encantar, como fez Fernanda.

Anúncios
Esse post foi publicado em japas na vida e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para “deixando de ser analfabeta outra vez”

  1. verbenna disse:

    É um ótimo exemplo. Sou descendente, um quase-japa, como vcs mesmas dizem aqui. Vivo no Japão e a sensação que tenho é de ser realmente analfabeto. Frequentei um ano as salas de aula do Bunkyo em São Paulo, mas o japonês falado no dia-a-dia aqui é bem diferente, ainda mais em Osaka que parece ter um japonês próprio, com sotaques e gírias diferentes. Mas é realmente uma alegria quando vc consegue ler um letreiro luminoso de uma loja ou mesmo o cardápio de um restaurante. alegria que vem do novo…do conhecimento. Adoro este espaço. Parabéns
    abraços
    Flávio

  2. luanazeredo disse:

    Flávio, muito obrigada pelo seu comentário! Bom ter a sua participação por aqui.
    Beijos, Luana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s