literatura unindo os povos

Desde antes da comemoração do Centenário, muitos livros de autores japoneses têm aparecido em nossas livrarias – e contado com certo público e prestígio. 

Agora em 2008, ano do Centenário e ano de Bienal, o salão de livros paulistano tem como um de seus homenageados o Japão (o outro é a Espanha), contando com vários acontecimentos e lançamentos relacionados ao país. 

No Salão de Idéias

A diretora do Foreign-Rights Center, Akiko Kurita, a tradutora Leiko Gotoda e os editores Agel Bojadsen e Cassiano Elek Machado conversaram sobre o crescente interesse pela literatura japonesa no Brasil.

Quando Akiko fundou a Foreing-Rights Center (para divulgar a literatura japonesa no exterior), houve muita procura dos leitores pelos livros infantis japoneses. 

Ela comentou que o centenário da imigração japonesa para o Brasil é uma prova das afinidades e intercâmbios culturais que os dois países fazem. “Seria muito bom se esses laços se estreitassem mais, pois as duas culturas têm muito a oferecer uma para a outra”, diz.

Próximos encontros:

– Hoje, na Editora Cortex, o evento Tecendo o Japão, às 15h e Workshop de Caligrafia Japonesa (Shodo) às 16h (o mesmo evento acontece depois às 18h na Assessoria Cult do Consulado do Japão). Na Editora Senac, lançamento do livro Tokyogaqui Um Japão Imaginado, às 20h

– Hoje, dia 19/08, no Espaço Universitário HSBC, Mesa Redonda sobre os 100 anos da presença japonesa no Brasil, com Célia Sakurai, Lucia Hiratsuka e Maria Lucia Eiko Hatanaka

– Hoje, 19/08, no Ler é a Minha Praia, Oficina de Contação de Histórias com Origami, com Irene Tanabi às 10h (com novas apresentações nos dias 21 e 24/08). Às 20h, apresentação do conto japonês “O Pássaro Poente”. No dia 22/08, apresentação de Turmada Mônica em Japão, país irmão, às 18h e às 19h (com nova apresentação no dia 23/08, às 15h). No dia 23/08, apresentação do conto japonês “O Abanador Mágico de Tengu”, às 20h.

– No dia 23/08, no Espaço Literário Ipiranga, Centenário da Imigração Japonesa com Rogério Dezem

Exposição

No estande na Editora Contexto, uma exposição apresenta as obras preferidas dos japoneses traduzidas para o português.

Livros e lançamentos

Quem for à feira encontrará livros de fotografia, de sociologia e antropologia, obras sobre a história da imigração japonesa no Brasil, a história do Japão e sobre artes, entre outros. Para as crianças, há opções de livros ilustrados e com lendas tradicionais.

Entre os lançamentos está o livro “Moderna Cozinha Japonesa” da editora Senac, com detalhada apresentação da culinária moderna e tradicional do país, além de uma história sobre o desenvolvimento das comidas típicas do Japão no Brasil. 

——————

A Bienal do Livro de São Paulo 2008 vai até o dia 24 de agosto, das 10h às 22h, no Parque de Exposições do Anhembi. Mais informações no site do evento

Anúncios
Esse post foi publicado em japas nas letras e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s