japão à seu tempo – parte 1

A história cronológica do Japão é dividida por períodos, de 1.300 a.C até os dias atuais. Para não se perder no tempo, segue a seqüência:

Período Jomon 1300 a.C – 300 a.C – Jomon significa “marca de corda” referência aos objetos utilitários de barro não cozido.

Período Yayoi 300 a.C – 300 d.C – Surgimento da cultura do arroz, da cerâmica do barro cozido, da técnica do uso dos metais, do reino de Yamato e existência de um chefe supremo.

Período Kofun 300 – 552 – Kofun são grandes túmulos que guardam restos mortais de imperadores e aristocratas. Introdução da escrita chinesa e do confucionismo.

Período Asuka 552 – 710 – Introdução do budismo, instituídos a Reforma Taika e o Código Taiho que fortalecem o poder imperial e os grupos da aristocracia.

Período Nara 710 – 794 – A capital Nara torna-se o primeiro centro urbano do país, concentrando atividades relacionadas às artes, escrita, filosofia chinesa e estudo do budismo. Regulamentado o shoen, propriedade privada.

Período Heian 794 – 1185 – Capital muda para Heian, mais tarde para Quioto, fase de esplendor cultural, ganhando características próprias de fortalecimento dos samurtais em detrimento do poder imperial.

Período Kamahura 1185 – 1333 – Supremacia do clâ Minamoto, cujo chefe militar permanente e hereditário, o xógum, governa apoiado por exército de guerreiros samurais. Duas tentativas de invasões frustradas dos mongóis.

Anúncios
Esse post foi publicado em japas na vida e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s